CONHEÇA AS ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS DO TREINAMENTO CEREBRAL ONLINE:

 

1- RACIOCÍNIO / COGNITIVO

Durante o treinamento cerebral, a pessoa automaticamente estimula o exercício da razão pelo qual se procura alcançar o entendimento de atos e fatos, formulando ideias, elaborando juízos, onde se deduz algo a partir de uma ou mais premissas. Assim ela aprende a gerar novos argumentos; proposição, observação. Dessa forma atribuímos ao nosso cognitivo a Função da inteligência ao adquirir um conhecimento através do processo mental de percepção e memória a cada etapa vencida no software.

DICAS:

– Não tenha pressa nos treinamentos;
– Evite tomar Estimulantes ou calmantes.

 

Atividade Complementar:

– Descubra o que está deixando de aprender;
– Durma com mais qualidade;
– Leia livros engraçados, pois ajuda a motivar a leitura (treino cerebral);
– Tenha hobbies, passatempos e algo que goste de fazer.


 

2- CONCENTRAÇÃO

Durante o Treinamento Cerebral, interiorize-se e estimule a imaginação ou algum sentimento, meditando seus pensamentos para melhorar o desempenho da sua concentração.

DICAS:

– Bloquear Estímulos Externos desnecessários no momento do treinamento cerebral, como: sons, imagens, barulhos, cheiros etc;

– Determinar que o Treinamento vai ter sua atenção total para performance cerebral;

– Use o período do dia mais produtivo a seu favor para realizar os treinamentos;

– Exercite a Habilidade de Concentração em um treinamento por vez.


 

3- FOCO E ATENÇÃO

Para aumentarmos o Foco e Atenção durante o Treinamento Cerebral, devemos nos direcionar a um objeto ou grupo de objetos externos (sensoriais) ou internos (pensamentos) que estimulem os nossos sentidos. Esse processo é indispensável para que os dados a serem salvos no banco de memórias do cérebro sejam isolados e enviados ao processo de gravação neural. Por meio da atenção, dedicamos nossos esforços e energia intelectual para o alvo escolhido e eliminamos tudo aquilo que não se relaciona diretamente ao momento.

DICAS:

– Desenvolva a capacidade da mente em dar exclusividade ao treinamento. Controle os pensamentos, apenas diminuindo a intensidade sobre eles, e não tente eliminá-los durante os treinos (erro comum);

– Praticar a Terapêutica Domiciliar entregue no dia do atendimento pelo profissional habilitado, como: IOC, Respiração e Relaxamento Muscular Progressivo.

– Ficar atento aos sinais físicos como: Se o coração acelerou ou desacelerou, a frequência da respiração, a sudorese das mãos e a tensão dos músculos.

Atividade Complementar:

– Pratique meditação ou algum exercício similar;

– Desenvolva uma forma de diminuir o medo das mudanças.


 

4- MEMÓRIA

Durante o Treinamento Cerebral, perceba que a memória é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar (evocar) informações disponíveis no cérebro (memória biológica). A memória é uma faculdade cognitiva extremamente importante porque ela forma a base para a aprendizagem e é o contato direto que a pessoa tem em lidar com o próprio Cérebro. Se não houvesse uma forma de armazenamento mental de representações do passado, não teríamos uma solução para tirar proveito dessa experiência. Assim, durante os treinamentos, faça da aprendizagem uma aquisição de novos conhecimentos e use a memória para retenção desses conhecimentos aprendidos pelo cérebro.

DICAS:

– Durante o treinamento, preste atenção nos eventos importantes que passam pelos pensamentos (lembranças, imagens repetitivas, pensamentos invasivos ou negativos);

– Associe fatos com imagens positivas, pois nesse momento o Cérebro pode encontrar atalhos e soluções para lidar com essas situações;

– Faça detalhadamente as imagens mentais para que na terapêutica domiciliar você possa utilizar esse recurso aprendido pelo Cérebro como reforço positivo.

Atividades Complementares

– Utilize técnicas de relaxamento após os treinamentos para estimular o aprendizado neural e tornar o cérebro independente;

– Alimente-se bem e beba bastante água;

– Realizar a terapêutica domiciliar antes dos treinos, pois irão auxiliar na manutenção da memória;

– Evitar bebidas alcoólicas, Cigarros e diminua a Cafeína.


 

5- APRENDIZAGEM / INTELECTO

Durante o Treinamento Cerebral é comum perceber o processo de aprendizagem, pois o sistema vai interagir com você motivando suas competências, habilidades, conhecimentos e comportamento. Os valores são adquiridos ou modificados, como resultado natural da prática do treinamento cerebral. Isso vai contribuir significativamente nos seus estudos, na experiência de vida, formação pessoal, raciocínio e aumento da capacidade de observação. Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes.

DICAS:

– Durante o treinamento defina suas metas;

– Permita usar diversas imagens mentais para aprender e desenvolver formas variadas de soluções;

– Utilize os aprendizados antigos de vida de forma positiva, como mecanismos de facilitar os treinamentos atuais;

– Você precisa relatar ao profissional, no dia da consulta, o que você vivenciou e/ou aprendeu durante o treinamento cerebral. Relate detalhadamente para que o profissional possa utilizar um treinamento específico no consultório.

– Verificar sua evolução através do aumento de pontos nos resultados da Neuroplay®;

Atividades Complementares:

– Durante a Terapêutica Domiciliar, procure por soluções ao invés de se esforçar para lembrar de uma resposta;

– Melhore seu aprendizado com os estímulos proporcionados pelos Jogos da Neuroplay®.

– Use provas ou estude textos para maximizar seu aprendizado;

– Comente e ensine o que você aprendeu para outra pessoa;

– Pare de fazer tudo ao mesmo tempo;

– Construa um plano de estudos;

– Conheça Novas tecnologias;


 

6- LINGUAGEM

Durante o Treinamento Cerebral, compreenda a uma linguagem mental própria para aumentar a capacidade de aquisição e utilização de sistemas de comunicação Cerebral. Dessa forma, o sistema nervoso começa a criar um padrão sistemático positivo para comunicar ideias ou sentimentos através dos treinamentos online.

DICAS:

– Utilizar uma roupa confortável para realizar os treinamentos;

– Compreender o objetivo das linguagens sonoras e visuais da terapêutica;

– Procurar aprender mais e mais com o profissional que está lhe treinando;

– Cuidado ao falar em excesso, ou cortar as pessoas quando falam, ou tentar “dirigir” os acontecimentos de forma excessiva, pode estar relacionado à insegurança;

– Em contrapartida, não fique em silêncio total, pois pode trazer um padrão de passividade negativa;

– Falar e gesticular moderadamente durante os intervalos do treinamento cerebral online, trará melhores resultados comportamentais.

Atividades Complementares

– Escreva textos de forma criativa e com mensagens positivas nas redes sociais;

– Perceba os elementos apresentados durante os Jogos para aumentar a eficiência do Treinamento Cerebral;

– Aumente seu vocabulário verbal e escrito;

– Estude, de forma simples, princípios básicos ou entenda mais sobre a linguagem dos computadores e softwares, pois aumentará sua percepção cognitiva;

– Cuide da articulação das suas palavras;

– Sorria sem exagerar;

– Use a expressividade dos seus olhos;

– Elimine pausas com “Hummm” ou “ééé”;

– Evite fazer “Não” com a cabeça enquanto escuta.


 

7- PERCEPÇÃO

A percepção pode ser utilizada na função cerebral para atribuir significados aos estímulos sensoriais, a partir de um histórico de vivências passadas, isto é, durante o Treinamento Cerebral, perceba como você se organiza e interpreta as suas reações emocionais e sensoriais durante os treinamentos e perceba suas mudanças comportamentais. Essa percepção pode também ser entendida do ponto de vista biológico ou fisiológico, envolvendo os estímulos apresentados na tela do computador quando estiver em consulta com o profissional qualificado. Do ponto de vista cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos já vistos anteriormente, que podem influenciar na sua performance durante o treinamento cerebral online.

DICAS:

– Perceber a respiração no momento do treinamento;

– Focar no lado bom dos pensamentos e nas possibilidades de tomadas de ação positivas;

– Perceber cada parte do seu corpo durante o todo treinamento cerebral online;

– Desenvolva um pensamento, como se tivesse se confrontando (auto-questionamento);

– Caso tenha dificuldade de perceber o corpo, você pode experimentar esfregar as mãos por 15 a 20 segundos ou usar a ponta dos dedos para esfregar no centro da palma da mão por 15 a 20 segundos.

Atividades Complementares

– Durante os treinamentos utilize suas percepções cada vez que evoluir nas fases;

– Converse sobre o assunto com alguém de fora;

– Mude sua rotina que acredite ser negativa aos poucos, mas caso não possa, tente diminuir a intensidade negativa dessa rotina;

– imagine-se como se fosse um leigo em um assunto em que você domina, e questione-se para motivar o cérebro;

– Aumente seu auto-conhecimento, expanda-se pelo menos um pouco com assuntos que não lhe motiva e quebre esse padrão;

– Diminua sua auto-censura;

– Crie pequenas estratégias de ação e mudança, fale com o profissional de neurometria.


 

8- DESAFIADOR

Durante o Treinamento Cerebral, somos desafiados o tempo todo para atingirmos um ótimo desempenho físico e mental nas práticas do consultório. Esse desafio é estendido na hora de realizarmos o treinamento cerebral online, sendo assim, podemos aprender a lidar com nossos próprios desafios. Isso nos ajuda a abrir um campo amplo de compreensão para lidar com pessoas no trabalho, na escola e na família. Lembre-se que esses são locais que também vão nos desafiar no dia a dia.

DICAS:

– Durante o treinamento Cerebral, perceba os desafios maiores e menores, para que aprenda a desenvolver o autocontrole para cada nível de intensidade;

– As pessoas podem processar as emoções dos treinamentos, através de interatividade com pessoas em jogos, ou filmes, ou músicas no dia a dia, para que possam prevenir o “mau comportamento social”. Dessa forma, os desafios interativos dos treinamentos propõem ensinar em como lidar positivamente com os desafios (saber perder), através de derrotas e ganhos dentro de uma competição sadia, canalizando emoções positivas;

– Seja sempre proativo, reconhecendo e expressando sua frustração positivamente durante os treinamentos e/ou quando não conseguir passar de fase nos jogos. Isso ajuda o cérebro a criar uma expertise de suas emoções, levando essa experiência prática no seu dia a dia com pessoas;

– Durante os treinamentos, você poderá aprender a estabelecer limites e desenvolver sua empatia pessoal;

– Regule suas as emoções durante o treinamento cerebral quando for desafiado nos treinos e nos jogos. Isso vai ajudar a administrar suas emoções;

– Não interagir com os desafios de forma vaga, com irritação, com respostas repetidas, dando muitas explicações, isto é, deve eliminar esses comportamentos e ser mais assertivo.


 

9- AGILIDADE

Durante o Treinamento Cerebral, devemos sempre encontrar um caminho para eliminar a pressa de acabar o procedimento. Veja que são duas coisas distintas (pressa ≠ agilidade) e que fazem uma grande diferença para o treinamento cerebral.

DICAS:

– Encontre o “gargalo” ou o agente limitador dos processos mentais, seja no trabalho ou no estudo e, assim, melhore seu fluxo de velocidade nas atividades que requer mais agilidade;

– Durante o plano de atendimento que estiver passando (média de 3 a 6 meses nos consultórios), você deve treinar constantemente para tornar mais apto as suas atividades no dia a dia, ficando mais pontual e adaptado nas tarefas domésticas, escolares e no trabalho;

– Desenhe os fluxos de rotinas diárias em uma folha de papel ou em um editor de texto, para que materialize os pensamentos em algo concreto e real. Assim, poderá ter mais habilidade de encontrar as soluções com sua eficiência e ter mais paciência com as pessoas ao seu redor;

– Durante o treinamento, não se cobre em excesso para obter melhorias, isso acaba alimentando a pressa e não a agilidade. Dessa forma, o melhor é estimular para que tenha mais atenção sobre as atividades e, com isso, fará bem feito em uma única vez e no tempo saudável para seu cérebro, sem ter que repetir pelo erro da pressa.

– Os treinamentos funcionam muito bem como um “termômetro” da evolução da agilidade e não da pressa;


 

10- ENTENDIMENTO

– Durante o treinamento, saiba que leva um tempo para o cérebro se acostumar com novos planos;

– Sentir prazer ao conquistar ou finalizar um treinamento positivamente, faz com que seu cérebro entenda que está finalizando uma etapa. Nunca deixe se intimidar com as dificuldades;

– Durante o procedimento, lembre-se em não desistir por causa de uma ou duas dificuldades ou falta de tempo. Caso tenha três ou mais dificuldades, reveja os itens Agilidade e Desafiador para criar outras metas;

– Crie um hábito saudável para praticar o treinamento cerebral online, alinhando um Lugar, Horário, Tempo de Início e Tempo de Término adequado.

Atividades Complementares

– Quando praticar os jogos perceba se demorou muito tempo para entender como resolver, mudar de fase ou atingir o objetivo proposto;

– Tenha um plano de Estudos e metas a cumprir após finalizar os treinamentos propostos para aquele dia;

– Invista em ferramentas de apoio aos seus estudos;

– Leia com um dicionário por perto;

– Faça paráfrases, isto é, reescreva pequenos trechos de textos com suas palavras ou crie resumos para treinar seu cérebro a encontrar novos caminhos de aprendizado;

– Reserve um tempo do seu dia para ler mais devagar, e leia materiais impressos.


 

11- CONTROLE DE ANSIEDADE

– Durante o Treinamento Cerebral, o cliente deve mudar a atitude em relação a algum tipo de problema que gere ansiedade. Tente perceber sobre o que está causando a sua ansiedade através dos sinais neurofisiológicos no dia consulta;

– Aprenda a Respeitar suas limitações;

– Controle a respiração, inspirando de forma profunda e calma, seguindo a conduta estipulada pelo treinamento cerebral online;

– Mantenha pensamentos positivos e, inicialmente, evite situações que remetam a pensamentos negativos ou autodestrutivos durante o treinamento;

– Após dominar o item acima, será importante evocar os pensamentos negativos de forma que você inicie com intensidades leves e depois vá aumentando devagar até dominá-los durante os treinamentos (não pode ser um incômodo);

– Depois dos treinamentos, dedique-se a alguma atividade no tempo presente e mantenha sua mente focada neste objetivo. Evite distrações e, principalmente, as situações que podem causar ansiedade imediata;

– Efeito Catarse: Aprenda a colocar suas emoções mais fortes para fora de forma verbal e alta e caso tenha vontade de chorar, deixe vir.

Atividades Complementares:

– Identificar o que causa ansiedade ou tristeza e, inicialmente, mantenha-os longe e aos poucos vai se “aproximando” deles através de pensamentos. Isso ajuda o cérebro a fazer novas reinterpretações e pode transformar a ansiedade em algo mais motivacional na tentativa de resolução de problemas;

– Terapia da Aceitação: Aceitar as sensações internas comprometendo-se a viver uma vida baseada nos valores;

– Efeito Catarse: Aprender a colocar as emoções verbalmente para fora, mas agora na frente do espelho;

– Não queira a cura rápida da ansiedade, isso pode torná-lo mais ansioso. Aprenda a Gerenciar!

– Durante os jogos, você poderá ter a sensação inicial que a ansiedade é uma ótima ferramenta para ganhar pontos. Com o tempo vai perceber que a ansiedade não funciona mais como antes e tem efeito inverso. Por isso os jogos da Neuroplay® vai ser importante para que você aprenda a diferença entre ansiedade e motivação, sendo essa última essencial para aumento da pontuação de cada jogo.


 

12- COORDENAÇÃO

Durante o Treinamento Cerebral, devemos prestar a atenção na coordenação psicomotora, pois ela é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos) associados a mente, resultando em uma ação global neuromotora mais eficiente. Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto a dominar o corpo no espaço-tempo, controlando os movimentos mais “rudes”. Podemos perceber uma boa coordenação motora verificando a agilidade, velocidade e a energia que poderá demonstrar no dia a dia. Isso ajuda também ao cérebro coordenar ajustes mentais para outras atividades como a intelectual já mencionada anteriormente.

Atividade Complementar:

– Faça Exercícios Físicos Repetitivos Saudáveis;

– Realize Pinturas evoluindo para quadros mais complexos;

– Pratique os jogos da Neuroplay e aumente as pontuações;

– Atividades de Danças e/ou Artes marciais ajuda ao cérebro a elaborar planejamento de coordenação de forma mais refinada;

– Utilize atividades computadorizadas para coordenação motora fina, como exemplo: utilizar o mouse com a outra mão;

– A terapia ocupacional e a Fisioterapia são excelentes para evolução;


 

13- GRAU DE DIFICULDADE

Durante o Treinamento Cerebral veja que a dificuldade de alguns treinamentos, seja os níveis ou na evolução de cada fase, deve ser complementar para que você associe sua mente com as seguintes dicas:

– Cuidados: a partir do momento em que você se ache incapaz de realizar o treinamento, a dificuldade se torna três vezes mais real;

– As pessoas têm facilidade de desanimar mediante aos desafios, pois o desânimo tem um poder enorme de sedução;

– Lembra-se que durante a vida, precisamos fazer muitas escolhas onde vamos acertar e errar diversas vezes (como acontece durante o treinamento cerebral online). Portanto, antes do treinamento foque mais na escolha em querer fazer para melhorar, assim estará tornando seu cérebro mais capacitado para agir corretamente. A partir do momento que o cérebro aprender a vencer os erros durante os treinamentos, ele vai criando uma rede neural padrão para driblar as dificuldades, chamada de engrama. Portanto, o que ensinamos ao cérebro ele vai utilizar em diversos momentos e/ou situações da vida.

Atividade Complementar:

– Tentar não culpar as outras pessoas pelo próprio fracasso e escolhas erradas, certamente poderá ficar mais dependente disso;

– Posicionar-se para superar as próprias fraquezas, buscando forças para atingir os objetivos de cada treinamento, estando sempre disponível em busca de almejar mais objetivos positivos;

– Tenha em mente que toda tentativa de mudar pode produzir uma certa insegurança, ou medo ou preguiça.  Não podemos alimentar uma vontade de não arriscar e continuar na rotina negativa pré-estabelecida conhecida como zona de conforto. Assim devemos exercitar o treinamento cerebral online para que o cérebro encontre caminhos e atalhos para o processo de desbloquear esses pontos negativos mencionados;

– Aprenda a relaxar antes de dormir, e não esgotar o corpo para ter o ato de dormir “desmaiando”. O processo natural do sono deve ser algo rítmico e não uma dificuldade. Portanto, não fique enrolando na cama ou se esgotando fora  dela!

– Tome cuidado com o excesso de atividades físicas e mentais;

– Ter horários constantes para aproveitar melhor o dia;

– Cuidados com a alimentação, dando mais atenção ao seu corpo.


 

DICAS FINAIS PARA TODOS OS ÍNDICES

 

– Praticar os treinamentos todos os  dias, enquanto estiver realizando o período de consultas;

– Realizar também as terapêuticas domiciliares geradas no dia da consulta, sob orientação do profissional habilitado;

– Iniciar caminhadas após perceber que houve um período de controle do sistema nervoso, em média 20 dias após iniciar os treinamentos;

– Mude hábitos negativos antigos;

– Preste atenção em seu relógio biológico (sono-vigília saudáveis);

– Para aprender a se destacar na profissão, conheça brevemente todas as áreas que a circunda, conheça também novas pessoas e/ou novos departamentos;

– Ter um personagem ou uma boa pessoa de referência para que possa se inspirar;

– De vez em quando, entrar em contato com a natureza;

– Aproveitar ao máximo suas viagens, tanto de negócios, como lazer. Explore lugares diferentes;

– Tome nota de suas ideias e pensamentos diários e, depois, releia-os;

– Experimente novas tecnologias;

– Aprenda uma nova língua ou instrumento musical;

– Mexa-se, mantenha-se em constante movimento.